sábado, 19 de julho de 2014

Dicas para prevenção de Alzheimer


Segundo o Dr Ricardo Nitrini (2011), o cérebro que "trabalha" ajudar a retardar a progressão da doença.
Primeiramente, segundo o mesmo, indica-se exercícios físicos  e todas as medidas que reduzem riscos de doenças do coração (controle da gordura abdominal, pressão arterial, diabetes, controle do colesterol) pois, uma das formas do desenvolvimento de doenças degenerativas é a partir de acidente vascular cerebral, em que ocorre perdas neuronais.

Além destes cuidados, podemos indicar exercícios para o cérebro, como: uso de agenda, pois ao anotarmos a informação, fica mais fácil lembrar a informação, além de dar autonomia ao idoso. Também podemos nos beneficiar de palavras cruzadas, ter o hábito de escrever e ler, fazer cálculos, decorar textos e músicas, jogos, ter uma vida social....

Segundo estudos, as demências ocorrem mais precocemente em indivíduos com escolaridade mais baixa, pois quando resolvemos os problemas, até os do dia a dia, desenvolvemos sinapses, que são caminhos cerebrais. No indivíduo com baixa escolaridade, como não houve esta estimulação, podemos dizer que há falta de flexibilidade e repertório cerebral menor.

Portanto, você que está lendo este texto e eu que escrevi, estamos prevenindo o aparecimento precoce de doenças degenerativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário